MÓDULO #11 / Um cinema à procura dos elementos naturais

segunda-feira, 16 de março de 2015



Sumário :
PARTE I:
- Do naturalismo da pintura plein-air (Barbizon) até aos impressionismos
- A luz, matéria constituinte indispensável para a impressão fotográfica
- Primórdios do cinema : o estúdio Black Maria de Edison e a sua arquitectura rotativa
- Traveling Light de Jane Aaron e a luz como agente modificadora primordial do espaço visível
- Robert Beavers e a montagem ''pendular'' na câmara como impressão de passagem do tempo
- Artie Vierkant em ''Exposure adjustment...'' : uma câmara feita à semelhança do olho humano
- A ''Árvore da Vida'' de Kurt Kren - os símbolos da passagem do tempo
- O conceito de ''luz interior'' em Terrence Malick : entre o cinema experimental e Hollywood
- A imersividade da ausência de códigos de luz e a construção de ambientes artificiais 

Visionamentos : 

- Nervous Magic Lantern, Ken Jacobs, 2007
- Traveling Light, de Jane Aaron, 1985
- Fog Line, Larry Gottheim, 1970

- Tree Again, Kurt Kren, 1978

- Tree of Life, Terrence Malick, 2011
- Bardo, Jordan Belson, 2001
World, Jordan Belson, 1970
Samadhi, Jordan Belson, 1967



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