MÓDULO #2 / A Escola Francesa : Avant-Garde

segunda-feira, 6 de outubro de 2014



Sumário : 
- Paris : centro de vanguardas artísticas. O Cinema Avant-Garde, continuação de um exercício de desconstrução do início do século
- As influências do Dadaísmo : Marcel Duchamp, Fernand Léger, Florey, Man Ray, René Clair
- O que é um ''Cinema Cinematográfico?" - Georges Sadoul por um cinema estabelecido como arte. 
- ''Manifeste des sept arts'' - Sistematização e legitimação de Riciotto Canudo do cinema como a Sétima Arte 
- ''Cinéma Pur'' : um retorno aos elementos técnicos e a transcendência da narratividade 
- O Surrealismo no cinema (Salvador Dali, Jean Cocteau, Luis Buñuel) 

Visionamento de : 
- ''Anemic Cinema'', Marcel Duchamp, 1926
- ''L'Étoile de Mer'', 1928, Man Ray
- ''The Love of Zero'', 1927, Robert Florey
- ''Ballet Mecanique'', Fernand Léger, 1924
- ''Entr'Acte'', René Clair, 1924
- ''Filmstudie'', Hans Richter, 1926
- ''Un chien andalou'', Dali + Buñuel, 1929
- ''Le Sang d'un Poet'', Jean Cocteau, 1932

Enviar um comentário