“Os bons close-ups são líricos; é o coração, e não o olho que os captou.”
Béla Balázs, in Teoria do Filme
“O close-up não arranca o seu objecto do cenário de que faz parte, (...) pelo contrário, torna-o abstracto em relação às suas coordenadas espácio-temporais, o que significa que o faz evoluir até ao estadio de Entidade”. Gilles Deleuze (in Cinema 1: Imagem-Movimento)
Sumário :
- Gramática do cinema e psicanálise : a utilização expressiva da íris / close-up (Griffith)
- Expressionismo Alemão : um cinema isolado e original
- Anos 10 : Os primórdios do Cinema Expressionista Alemão (Rye, Boese, Rippert, Weneger) - enquadramento sócio-político da Alemanha no pós primeira guerra
- Caligarismo como consolidação do Expressionismo (Wiene)
- Anos 20 : do Expressionismo Alemão à Nova Objectividade
- Freud e o jogo de sombras psicanalítico: Martin, Wiene, Murnau
Visionamentos de :
- ''The Birth of a Nation'', D.W. Griffith; 1915 (excerto)
- ''Gabinete do Dr. Caligari'', Wiene, 1920
- 'Secrets of a Soul'', Pabst, 1926
- 'Secrets of a Soul'', Pabst, 1926
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