MÓDULO #5 / A Escola Soviética

segunda-feira, 27 de outubro de 2014





''O sentido do cinema deve ser imanente à obra fílmica''
João Mário Grilo


“of all the arts, for us the cinema is the most important” 
Lenin

''Para vocês, o cinema é um espectáculo. Para mim, é quase um meio de compreender o mundo.” 
Maiakovski, 1922



Sumário :
- Um cinema nascido da Revolução soviética - um cinema estatal
- O compromisso político : um cinema panfletário, máquina de propaganda e de agitação
- O questionamento desconstrutor : Lev Kulechov, Vsevolod Pudovkin, Sergei Eisenstein e Dziga Vertov
- Os agit-trains e o sistema integrado de produção (planificação-rodagem-montagem) e de distribuição - para um cinema ao serviço da causa revolucionária
- Teorias da montagem
- Efeito Kulechov
- Eisenstein (montagem de atracções, montagem simbólica, montagem paralela, montagem por leitmotiv)

Visionamentos de :
- ''Três cântigos para Lenine'', Dziga Vertov, 1934
- '' Man with a movie camera'', Diga Vertov, 1929
- ''Outubro'', Eisenstein, 1928
- ''Couraçado Potemkin'', Eisenstein, 1925
- ''A queda da dinastia Romanov'', Esther Schub, 1927
- ''Le Bohneur'', Medvedkine, 1935
- ''Le Tombeau d'Alexandre'', Chris Marker,  1992


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