MÓDULO #7 / Maio de 68 : pontos de vista sobre uma realidade urgente

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015



Sumário: 
- De um princípio de não-verosimilhança a uma modificação activa da realidade através do experimentalismo e da intervenção
- O conceito de ''Caméra-Stylo'' de Astruc e o de ''Caméra-Coeur'' de Garrel - o cinema como uma linguagem de expressão pessoal / autoral
- Política dos autores (Truffaut) e os realizadores saídos da cinefilia crítica dos Cahiers du Cinéma
- Breve contextualização da Nouvelle Vague e da geração Maio de 68 
- O movimento letrista e o cinema-manifesto de Isidore Isou
- O Situacionismo e a influência de Guy Debord no cinema militante / experimental francês
- Do cinema directo do Jean Rouch ao cinema militante de rua : as câmaras nas mãos de Philippe Garrel e Pierre Clémenti 

Visionamentos de :
- ''The Revolution is only a beginning, let's continue fighting'', Pierre Clementi, 1968
- ''Actua 1'', Philippe Garrel, 1968
- ''Le Vent d'est'', Grupo Dziga Vertov, Godard + Gorin, 1969
- ''Traité de Bave et d'Eternité'', Isidore Isou, 1959
- ''Societé du Spectacle'', Guy Debord, 1973

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